domingo, 5 de julho de 2009

Acessibilidade dos Telecentros

A melhoria da acessibilidade dos Telecentros comunitários é, portanto, um passo de fundamental importância no processo de inclusão social e digital


Boas condições de acessibilidade favorecem pessoas com deficiência, mas também são excelentes para idosos, mulheres grávidas, mães empurrando o carrinho de seu bebê, obesos, cardíacos, pessoas com dificuldades temporárias de locomoção, pessoas transportando objetos pesados - ou seja, o custo/benefício das obras é compensador.

Uma das descriminação maior hoje é a que não vemos que estamos descriminando, pois os deficientes de necessidades especiais, pois alguns estudiosos consideram que a deficiência é resultado do desajuste entre as características físicas das pessoas e as condições dos locais onde elas atuam. Não deve ser, portanto, associada de forma específica a um tipo "defeituoso" de pessoa. Como exemplificou Marcelo Pinto Guimarães, professor de Arquitetura, no texto "Acessibilidade: Diretriz para a Inclusão": "Uma criança experimenta uma deficiência quando tenta subir uma escada e percebe que os degraus são desproporcionais à sua perna, quando tenta chamar alguém pelo interfone ou atingir um andar por elevador e não consegue alcançar o botão de controle. Uma senhora experimenta uma deficiência quando quer sair de um automóvel pela porta de trás usando saia, meia fina e sapato de salto alto em uma rua inclinada. Um garçom experimenta uma deficiência quando tem que passar no estreito espaço entre as mesas de um restaurante congestionado, segurando pratos quentes em ambas as mãos. Um idoso experimenta uma deficiência quando tenta tomar banho em um boxe de chuveiro público onde o piso é escorregadio. Todas essas situações de deficiência geram stress, desgaste físico e emocional."

Além de conhecer e aplicar as normas técnicas, é muito importante consultar as pessoas com deficiência sobre suas necessidades e verificar quais são suas condições. O momento da entrevista inicial, quando elas chegam ao Telecentro, é propício para conhecê-las e planejar, juntamente com elas, a melhor forma de atendê-las. Há casos em que uma pequena modificação da posição do teclado pode facilitar seu acesso à máquina, por exemplo.

A melhoria da acessibilidade dos Telecentros comunitários é, portanto, um passo de fundamental importância no processo de inclusão social e digital, pois através dela são atendidas, simultaneamente, as necessidades de pessoas com deficiência, e de muitas outras pessoas.

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